Relações com Investidores

Nossa História

Nossa História

  • 2000 a 2008

    A Dotz foi fundada em 2000 como uma plataforma de fidelidade focada no e-commerce e com a motivação de suprir uma lacuna existente nos programas de fidelidade do Brasil, que na época eram muito focados em consumidores de alta renda (“frequent flyers”) e nos negócios de cartão de crédito e companhia aéreas.

    Desde o início, investimos em dois pilares importantes para a companhia: a moeda Dotz, uma moeda democrática e relevante para consumidores de todas as classes sociais e para parceiros de todos os segmentos de negócio, e uma plataforma proprietária para a gestão do programa.

    Era o começo do que viria a se tornar a nossa plataforma B2B2C, que conecta diversos parceiros e consumidores através da “economia compartilhada” de pontos, promoções, fidelização, pagamentos e dados.

    O nosso propósito sempre foi, e continua sendo, entregar benefícios reais aos consumidores e resultados relevantes aos parceiros.

  • 2009 a 2017

    Entendendo que ainda levaria um tempo para o mercado online ser mais representativo para maioria dos consumidores brasileiros, iniciamos nossa primeira grande transformação e expandimos o Programa de Fidelidade para o varejo offline.

    Em 2009, três ações foram decisivas para esta evolução:

    – A LoyaltyOne, empresa canadense que gere o maior programa de fidelidade por coalizão do mundo, adquiriu uma participação de 37% do capital da Dotz. O investimento  e o know-how foram fundamentais para o desenvolvimento do modelo de Coalizão no Varejo.

    – Iniciamos parceria com um dos maiores bancos brasileiros e passamos a ser uma das alternativas de troca de pontos dos clientes com cartões de crédito desta instituição. Desde então temos reforçado nossa relação com instituições financeiras e em 2021 temos relacionamento com mais de 5 instituições.

    – Lançamos nossa primeira praça em Belo Horizonte e iniciamos a estratégia de “comer o Brasil pelas beiradas”, construindo parcerias com varejistas regionais, principalmente supermercados. Desde então, foram lançadas 14 praças regionais.

    Dessa forma, criamos uma rede onde os usuários pudessem ter contato com o programa frequentemente. Atualmente estamos presentes no varejo físico em 13 estados, além da presença nacional através do e-commerce e das parcerias com instituições financeiras.

  • 2018 a 2020

    Iniciamos então uma nova fase focada na digitalização e modernização da plataforma. Em 2018 já tínhamos mais de 30 milhões de clientes cadastrados no Programa de Fidelidade e um banco de dados rico e único, com informações de consumo de toda a base de usuários.

    Com o foco em monetizar nossos dados de forma mais estruturada para produtos da frente de TechFin, uma série de mudanças foram iniciadas. Destacam-se:

    – Recompra de participação da LoyaltyOne em 2018, movimento que nos deu mais liberdade para investir em tecnologias e negócios que não se restringem apenas à fidelidade.

    – Aquisição da Netpoints em 2019, nosso único concorrente de fidelidade no modelo de Coalizão no Varejo, agregando mais 14 milhões de cadastros únicos na nossa base de usuários.

    – Desenvolvimento e lançamento de novos produtos, com destaque para:
    Clube Dotz
    Cartões Co-branded em parceria com os bancos BV e BB.
    Conta Dotz
    Loja Dotz

  • 2021

    Com uma base de clientes engajados, plataforma e produtos prontos para escalada e importantes movimentos estratégicos, 2021 é o ano que marca o início de uma nova fase de crescimento exponencial para Dotz.

    – Ampliação da parceria com a Vivo, que prevê condições para participação minoritária da Vivo na Dotz.

    – Lançamento da marca Dotz Inc., que fortalece todas as mudanças e evoluções da companhia ao longo dos últimos 20 anos.

    – Abertura de Capital: em 31 de maio de 2021, a Dotz concluiu sua oferta pública de ações no formato CVM 476 e passou a ter suas ações negociadas na B3.